quarta-feira, 23 de setembro de 2009

A dicas de Eben Freeman:

Para você conseguir um drink com a qualidade superior, agradando a todos, Eben Freeman, o melhor bartender do mundo da algumas dicas muito interessantes. Então preste atenção e melhore suas bebidas:

1ª - Faça um bom gelo

Bartenders profissionais, com orçamentos amplos, e muito espaço, cantam louvores aos cubos de gelo feito com uma máquina chamada Kold Draft porque o gelo obtido é mais frio, mais duro, e cubos ficam mais quadrados do que o normal, e derretem mais lentamente, também. Deste modo uniforme, eles não diluem as bebidas muito rapidamente. Enquanto a maioria dos "garçons de casa" não podem se dar ao luxo de comprar essa máquina que nos Estados Unidos custa algo em torno de 1500 dólares, eles podem pelo menos comprar os moldes para criarem cubos semelhantes (no Amazon) e mesmo cubos esféricos (na MoMA Store). Se nem as formas você conseguiu, não se desespere por completo, Eben dá mais uma dica: Use grandes cubos de gelo ao invés de pequenos, pois dessa forma você diminui a diluição da bebida.

2ª - Use o suco fresco

Você sabe a diferença entre sucos espremidos e engarrafados ou sucos congelados? O primeiro tem o gosto perfeito, já este último tem uma doçura artificial. A mesma coisa vale em coquetéis: Use limão ou laranja espremidos para obter mais aroma e um gosto fresco para as bebidas. E não adianta espremer um monte de suco e depois armazená-lo por alguns dias ou mesmo horas, porque essa frescura vai desaparecer rapidamente.

3ª - Tome cuidado com a Menta

Bebidas com menta, como o Mojito e Julep Mint, são deliciosas e refrescantes, mas para a maioria das pessoas fazem mal. Não exagere na quantidade. Se você se exceder irá criar sabores amargos. Um leve toque de hortelã deve ser suficiente para liberar o sabor.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Como fazer um Coquetel Margarita... Receita original de Eben Freeman (How to Make a Margarita Cocktail)

Eben Freeman, garçom do Restaurante Tailor, em Nova Iorque, desenvolveu esta adaptação de um clássico coquetel. Reposado Tequila , envelhecida em carvalho durante pelo menos dois meses, mas menos de um ano, dá a bebida um suave sabor esfumaçado. Se você preferir um sabor mais vegetal, você poderia substituir tequila blanca (não envelhecida); o envelhecimento em carvalho por mais de um ano poderia escurecer a tonalidade e adicionar sabores de baunilha e caramelo indesejados do carvalho.
Para adocicar sua Margarita, Freeman utiliza o tradicional xarope de açúcar feito com açúcar superfino, o que dá a bebida uma textura pouco granulada. Freeman tem um toque final de assinatura: Apenas metade da borda do copo recebe uma cobertura salgada.





Ingredientes

1/4 de xícara de sal não muito fino
Uma lasca de um limão
2 colheres de sopa de suco de limão
2 colheres de chá bem cheias de açúcar bem fino
1 colher de sopa Cointreau ou outro lícor seco de laranja
1/4 de xícara de Reposado Tequila
Aproximadamente 2 xícaras de cubos de gelo


Modo de preparo

Espalhe o sal sobre um prato. Esfregue a lasca de limão na borda do copo até a metade, aproximadamente. Mergulhe a borda do copo no sal e reserve.

No agitador de coquetel, agite bem o suco de limão com o açúcar até dissolver parcialmente o açúcar (cerca de 5 segundos). Adicione o Cointreau, a tequila e 1 xícara de cubos de gelo. Agite vigorosamente durante 25 segundos, depois despeje o preparado no copo que estava reservado. Preencha o copo com cubos de gelo que sobraram.

Eben Freeman, o Grande Papa dos Drinks Moleculares


Se você acha que trabalhar como Bartender envolve fazer um simples jogo de mistura de líquidos e outros ingredientes, você não conhece os cocktails de Eben Freeman no Restaurante Tailor, em Nova York.

Ele não apenas pode fazer um perfeito clássico Manhattan, Martini e Margarita, mas ele é inovador, também. Ele cria infusões originais e as últimas novidades em gastronomia molecular junto com chefe-proprietário Sam Mason.
Isto não é nenhuma surpresa: Ambos trabalharam no legendário, progressivo e experimental restaurante WD-50 junto com o manipulador de sabor e cientista maluco Wylie Dufresne.

Veja seus vídeos e você verá que Freeman tem um ar teatral, um grande senso de oportunidade, ao mesmo tempo oferece todas as informações essenciais que você precisa para tornar perfeitos seus coquetéis em casa.

Estaremos mostrando em nosso site uma série de vídeos e as originais receitas deste que é considerado o maior Bartender do mundo e o grande papa dos drinks moleculares. Aproveitem!!!